Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de março de 2013

Regras de Futsal sofrem alterações para 2013

As regras de futsal sofreram algumas alterações para o início de 2013, em colaboração com a subcomissão do International Football Association Board (doravante IFAB) e o departamento de arbitragem da FIFA, a Comissão de Futsal da FIFA aprovou algumas alterações às Leis do Jogo de Futsal, edição 2011.

Diversas instruções e diretrizes emitidas pelo IFAB, que têm incidência direta nas Leis do Jogo de Futsal, bem como uma redação corrigida nos quatros idiomas oficiais da FIFA. De seguida, detalham-se as alterações aprovadas, as correções realizadas e as decisões do IFAB.

REGRAS DE JOGO E DECISÕES DA IFAB

REGRA 1 – A SUPERFICIE DE JOGO
Placas de publicidade ao redor da quadra de jogo
A publicidade vertical, se existir, deverá estar a:
1 – Um metro das linhas laterais, exceto nas áreas técnicas e zonas de substituições, que proíbe qualquer publicidade.
2 – A mesma distância a partir da linha de meta com a profundidade das redes do gol.
3 – A um metro da rede do gol.
Motivo: Decisão da IFAB: Não haverá publicidade vertical, a menos de um metro da rede de meta para os árbitros ver a rede de meta sem nenhum obstáculo.

REGRA 3 – NÚMERO DE JOGADORES
Até agora, as Regras de Jogo de Futsal (Regra 3), só permitiam um número máximo de 7 (sete) substitutos designados. Com a crescente popularidade e um maior número de competições de futsal, assim como pelo formato habitual de competições com bastantes jogos seguidos, tornava-se necessário permitir um maior número de jogadores, por jogo.

TEXTO ATUAL
Competições oficiais
Podem ser usados no máximo sete substitutos em qualquer jogo disputado numa competição oficial organizada pela FIFA, pelas confederações ou federações membro.

NOVO TEXTO
Competições oficiais
Podem ser utilizados até ao máximo de nove substitutos em qualquer jogo disputado numa competição oficial organizada pela FIFA, pelas confederações ou federações membro.
Os regulamentos da competição estabelecerão quantos substitutos poderão ser designados, até ao máximo de nove.
MOTIVO:
Esta alteração ajuda a prevenir lesões no longo prazo como resultado de serem jogados vários jogos seguidos. Em qualquer caso, os regulamentos de cada competição podem definir o número de substitutos.


INTERPRETAÇÃO DAS LEIS DO JOGO DE FUTSAL E DIRETRIZES PARA ÁRBITROS
TEXTO ATUAL
Se um substituto indicado substitui um jogador antes do início do jogo sem que os elementos oficiais da sua equipe tenham notificado o fato à equipe de arbitragem, os árbitros, ajudados pelos árbitros assistentes, deverão seguir as seguintes orientações:
• interromper o jogo (embora não imediatamente se puder ser aplicada a lei da vantagem);

• não o advertem, mas deverá sair da superfície de jogo na primeira interrupção do jogo para completar o processo de substituição, ou seja, entrar pela zona de substituições da sua equipe;

• se aplicam a lei da vantagem, interrompem o jogo no momento em que a equipe do substituto esteja na posse da bola, e recomeçá-lo com um tiro livre indireto a ser executado pela equipe adversária no local onde se encontrava a bola quando o jogo foi interrompido (ver Regra 13 -Posição nos tiros livres);

• se aplicam a lei da vantagem e interrompem o jogo porque a equipe adversária comete uma infração ou porque a bola sai da superfície de jogo, devem recomeça-lo com um tiro livre indireto a ser executado pela equipe adversária do substituto no local onde se encontrava a bola quando o jogo foi interrompido (ver Regra 13 -Posição nos tiros livres). Se necessário, devem tomar ainda a medida disciplinar correspondente à infração cometida pela equipe adversária do substituto.

• se aplicam a lei da vantagem, e o substituto ou outro jogador da sua equipe comete uma infração punível com um tiro livre direto, devem punir a sua equipe com um tiro livre direto ou pontapé de grande penalidade. Se necessário, devem tomar ainda a medida disciplinar correspondente à infração cometida.

NOVO TEXTO
Se um substituto assim designado entra na superfície de jogo no lugar de um jogador assim designado, antes do início do jogo e sem que tenha notificado os árbitros ou árbitros assistentes:
• os árbitros permitirão que o substituto assim designado continue a disputar o jogo
• não se adotarão medidas disciplinares contra o substituto assim designado
• o árbitro reportará a ocorrência à entidade Organizadora
MOTIVO:
Decisão do IFAB – são frequentemente efetuadas substituições antes de se iniciar o jogo e após terem sido comunicados à equipe de arbitragem os nomes de jogadores e substitutos. Normalmente, tal sucede como consequência da lesão de um jogador durante o aquecimento. Se os elementos da equipe de arbitragem são informados da troca, tal é permitido, mas torna-se necessário clarificar o procedimento, caso não sejam informados da mesma.

REGRA 4 – EQUIPAMENTO DOS JOGADORES
INTERPRETAÇÃO DAS REGRAS DO JOGO DE FUTSAL E DIRETRIZES PARA ÁRBITROS
TEXTO ATUAL
Meias
NOVO TEXTO
meias – se é usada, na parte exterior, fita adesiva (tape) ou um material similar deverá ser da mesma cor que o setor das meias onde está aplicado
MOTIVO:
Decisão do IFAB – existe um número crescente de jogadores utilizando demasiada fita adesiva, no exterior das meias. Isto traduz-se por uma multiplicidade de cores, alterando o aspeto visual das meias, podendo causar confusão entre os árbitros, necessitados por vezes de verificar atentamente as meias, para determinar quem jogou a bola pela última vez, antes de sair de jogo.

EQUIPAMENTOS SUPLEMENTARES
TEXTO ATUAL
Os árbitros devem proibir a utilização de sistemas de radiocomunicação entre os jogadores e a equipe técnica.
NOVO TEXTO
O uso de sistemas de comunicação eletrônica entre jogadores e/ou equipe técnica, não é permitido.
MOTIVO:
Decisão do IFAB – a redação anterior de “sistemas de radiocomunicação” não reflete os avanços Tecnológicos.


REGRA 7 – DURAÇÃO DO JOGO
FIM DOS PERÍODOS DE JOGO
TEXTO ATUAL
O cronometrista indica o fim de cada período com um sinal acústico. Após ouvir o sinal acústico do cronometrista, um dos árbitros anuncia o final do período ou do jogo com o seu apito, tendo em consideração o seguinte:
• se tiver de ser executado ou repetido um tiro dos 10 metros ou um tiro livre direto, a partir da sexta falta acumulada, o período em questão é prolongado até o tiro ser executado;
• se tiver de ser executado ou repetido um pênalti, o período em questão é prolongado até o tiro ser executado;
Se a bola tiver sido chutada na direção de uma das balizas, os árbitros devem esperar que o chute surta o seu efeito mesmo que o cronometrista acione o sinal acústico.
O período termina quando:
• a bola vai diretamente para a baliza e é marcado gol;
• a bola sai dos limites da superfície de jogo;
• a bola toca no goleiro, nos postes da baliza, na barra transversal ou no solo, atravessa a linha de baliza e é marcado gol;
• o goleiro que defende para a bola ou esta ressalta dos postes da baliza ou da barra transversal e não atravessa a linha de baliza;
Se não tiver sido cometida uma infração que exija a repetição de um tiro livre direto ou de um pênalti ou se, durante a trajetória da bola, uma das equipes não cometer uma infração que seja punida com um tiro livre direto, a partir da sexta falta acumulada, ou um pênalti, o período termina quando:
• a bola toca em qualquer jogador que não o goleiro depois de ter sido chutada para a baliza adversária.

NOVO TEXTO
O cronometrista indica o fim de cada período com um sinal acústico. Após ouvir o sinal acústico do cronometrista, um dos árbitros anuncia o final do período ou do jogo com o seu apito, tendo em consideração o seguinte:
• se tiver de ser executado ou repetido um tiro livre direto da marca de 10 metros ou um tiro livre direto, a partir da sexta falta acumulada, o período em questão é prolongado até o tiro ser executado
• se tiver de ser executado ou repetido um pênalti, o período em questão é prolongado até o pênalti ser executado

Se a bola tiver sido jogada na direção de uma das balizas, os árbitros devem esperar que o chute surta o seu efeito mesmo que o cronometrista acione o sinal acústico. O período termina quando:
• a bola vá diretamente para a baliza e se marque gol
• a bola saia dos limites da superfície de jogo
• a bola toque no goleiro ou outro jogador defensor, nos postes da baliza, na barra transversal ou no solo, atravessando a linha de baliza e se marque gol
• o goleiro ou outro jogador defensor toque a bola ou esta ressalte dos postes da baliza ou da barra transversal, não atravessando a linha de baliza;
• bola toque qualquer jogador da equipe que a jogou, exceto se tinha sido executado um tiro livre indireto e, após tocado por outro jogador, se dirigia para a baliza adversária;
• não tenha sido cometida nenhuma infração sancionada com tiro livre direto, tiro livre indireto ou pênalti e um tiro livre direto, tiro livre indireto ou grande penalidade não tenha que ser repetido.

NOVO TEXTO
Se tiver sido cometida uma infração, neste período, sancionável com um tiro livre direto após a 5ª falta acumulada de uma das equipes ou com um pênalti, o período termina quando:
• a bola não é rematada diretamente à baliza
• a bola vai diretamente para a baliza e um gol é marcado
• a bola saia dos limites da superfície de jogo
• a bola toca um ou ambos os postes, a barra, o goleiro ou outro defensor e é marcado gol
• a bola toca um ou ambos os postes, a barra, o goleiro ou outro defensor e não é marcado gol
• não é cometida nenhuma infração sancionável com tiro livre direto, tiro livre indireto ou pênalti

Se tiver sido cometida uma infração, neste período, sancionável com um tiro livre indireto, o período termina quando:
• a bola vai diretamente para a baliza, sem ser tocada por outro jogador durante a trajetória ou tocando os postes ou a barra, caso em que o gol não será válido
• a bola saia dos limites da superfície de jogo
• a bola toca um ou ambos os postes ou a barra, após tocar o goleiro ou outro jogador de equipe diferente da que beneficiou do mesmo, e é marcado gol
• a bola toca um ou ambos os postes ou a barra, após tocar o goleiro ou outro jogador de equipe diferente da que beneficiou do mesmo, e não é marcado gol
• não é cometida nenhuma infração sancionável com tiro livre direto, tiro livre indireto ou pênalti

MOTIVO:
O texto anterior era incongruente, uma vez que se a bola tocava um defensor que não o goleiro, entrando na sua baliza, o gol não era válido; de igual forma, não estava de acordo com o espírito de Fair-play, permitindo-se que ao poder cometer-se uma infração que, não sendo sancionável com pênalti ou tiro livre direto após a 5ª falta acumulada, o período ou o jogo terminariam, o que poderia originar a que, em casos extremos, se cometessem infrações para alterar o resultado de um jogo.

REGRA 8 – INÍCIO E REINÍCIO DO JOGO
TEXTO ATUAL
Bola ao solo
(…)
Infrações e sanções
O lançamento de bola ao solo deve ser repetido se:
(incompleto)
(…)

NOVO TEXTO
Bola ao solo
(…)
Infrações e sanções
O lançamento de bola ao solo deve ser repetido, no mesmo local do lançamento inicial:
(…)
Se a bola entra diretamente na baliza, após tocar o solo e sendo subsequentemente tocada ou jogada por um jogador:
• um lançamento de baliza será concedido se a bola entra na baliza do adversário
• um pontapé de canto será concedido se a bola é entra na própria baliza

MOTIVO:
Decisão do IFAB – têm acontecido situações em que foram marcados gols, a partir de lançamentos de bola ao solo sem disputa. Tal fato origina um acréscimo de pressão nos árbitros, obrigado a permitir a anotação do gol. Assiste-se depois a atos e situações em que os adversários da equipe que sofre o gol permitem que, sem oposição, aquela reequilibre o marcador. Contudo, tal poderá não acontecer, originando graves problemas.

REGRA 12 – FALTAS E INCORREÇÕES
INTERPRETAÇÃO DAS REGRAS DO JOGO DE FUTSAL E DIRETRIZES PARA ÁRBITROS

SANÇÕES DISCIPLINARES
TEXTO ATUAL
Existem circunstâncias nas quais se requer uma advertência por comportamento antidesportivo quando um jogador toca a bola deliberadamente com a mão, por exemplo, quando o jogador:
• toca deliberada e manifestamente a bola com a mão para impedir que um adversário a receba

NOVO TEXTO
Existem circunstâncias nas quais se requer uma advertência por comportamento antidesportivo quando um jogador toca a bola deliberadamente com a mão, por exemplo, quando o jogador:
• toca deliberadamente a bola com a mão para impedir que um adversário a receba
MOTIVO:
Decisão do IFAB – torna-se muito mais importante punir a consequência que o facto de ser ou não manifesto. Com efeito, o ato de jogar a bola com a mão poderá ser impercetível, apesar de determinante. Além disso, torna-se difícil definir o que significa “manifestamente” e por conseguinte encontrar uniformidade de interpretação, especialmente entre árbitros de diferentes países ou confederações, com diferentes experiências. Apagando a palavra “manifestamente” e definindo que, se ao tocar a bola com a mão impediu o adversário de ganhar a posse da bola o jogador deverá ser advertido, facilita-se a interpretação.

INFRAÇÕES COMETIDAS PELO GOLEIRO
TEXTO ATUAL
O goleiro não pode tocar a bola na sua própria metade da superfície de jogo nas seguintes circunstâncias:
• Se controla a bola durante mais de 4 seg., seja:
- com as mãos na sua área de meta;
- com os pés na sua própria metade da superfície de jogo;
- com as mãos na sua área de meta e com os pés na sua própria metade da superfície de jogo.
Em todos estes casos, o árbitro mais próximo do goleiro deve fazer obrigatoriamente a contagem visível dos 4 seg.
• Se, depois de jogar a bola, lhe tocar novamente na sua própria metade da superfície de jogo, após ter sido deliberadamente chutada para si por um colega de equipe sem ter sido jogada ou tocada por um adversário
- considera-se que o goleiro joga a bola quando lhe toca com qualquer parte do seu corpo, exceto se a bola ressalta acidentalmente nele

NOVO TEXTO
Infrações cometidas pelo goleiro
O goleiro não pode tocar a bola na sua própria metade da superfície de jogo nas seguintes circunstâncias:
• Se controla a bola durante mais de 4 seg., seja:
- com as mãos na sua área de grande penalidade;
- com os pés na sua própria metade da superfície de jogo;
- com as mãos na sua área de meta e com os pés na sua própria metade da superfície de jogo.
Em todos estes casos, o árbitro mais próximo do goleiro deve fazer obrigatoriamente a contagem visível dos 4 seg.
• Se, depois de jogar a bola, lhe tocar novamente na sua própria metade da superfície de jogo, após ter sido deliberadamente jogada para si por um colega de equipe sem ter sido jogada ou tocada por um adversário
- considera-se que o goleiro joga a bola quando lhe toca com qualquer parte do seu corpo, exceto se a bola ressalta acidentalmente nele.

MOTIVO: Existia um lapso na Edição em língua inglesa, que como se sabe, é prevalecente em caso de litígio.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário